Proponho esse projeto como iniciativa para ampliar as discussões de produção cultural infantil e as ações que podem ser tomadas em benefício disso.
Levando em consideração que há evidências sobre o desaparecimento de certas práticas culturais típicas de crianças, devemos reconhecer o que é específico nas crianças, em diferentes culturas, em seu poder de imaginação, em sua fantasia, criação e liberdade. Entendendo-a como um ser capaz de pensar e produzir cultura. Essa maneira pode possibilitar compreendê-las melhor e ter acesso aos seus pontos de vista.
Levando em consideração que há evidências sobre o desaparecimento de certas práticas culturais típicas de crianças, devemos reconhecer o que é específico nas crianças, em diferentes culturas, em seu poder de imaginação, em sua fantasia, criação e liberdade. Entendendo-a como um ser capaz de pensar e produzir cultura. Essa maneira pode possibilitar compreendê-las melhor e ter acesso aos seus pontos de vista.
Educação além de possuir os processos de formação é também a experiência cultural e nesse sentido, hoje, todas as mídias facilitam esse significado e se misturam entre si. O cinema como parte delas torna-se um apoio para o aprendizado e uma experiência para além do entretenimento, consumo e lazer. Experiências que possam se misturar e levar além do tempo-presente algo do livro, da pintura, da música, do filme, dos textos, da fotografia, da interpretação, da dança, da pesquisa, dos debates, das histórias e das demais diversidades de linguagens e produção.
Quem desejar se interessar pelos objetivos, as competências a serem desenvolvidas , as possibidades de eixos temáticos, metodologias e ao levantamento de sugestões bibliográficas entre em contato.