Hoje, fazendo uma leitura pela internet, em sites relativos à economia e observando que a maioria dos assuntos tem o foco na crise econômica, encontrei uma publicação no site Português - Crise e Dinheiro (dicas sobre gestão, carreiras, dinheiro, rentabilizar a vida) com o título: "20 Dicas para evitar o stress" a seguir:
1. A gestão do controlo do tempo pode ajudá-lo mais do que pensa fazendo com que o seu stress se reduza de forma considerável. Estabeleça prioriades. Se o dia corre bem e se se sente satisfeito de um trabalho bem feito, já tem meio caminho andado.
2. Nada melhor do que ao chegar ao escritório, organizar o seu dia de trabalho conforme as suas necessidades.
3. Antes de ir embora para casa, aponte o que deve fazer no dia seguinte por ordem de prioridade e se algo está pendente aponte-o em primeiro lugar para não se esquecer.
4. Classifique as suas missões segundo sejam:
- trabalhos que devem ser terminados durante o dia.
- trabalhos que se fossem terminados durante o dia, seria surpreendente.
- trabalhos que podem ser terminados no dia seguinte sem problema.
5. Escreva uma lista com tudo o que pretende fazer cada dia com uma certa lógica.
6. Não ocupe todo o dia numa só tarefa.
7. Estabeleça prioridades. Não perca demasiado tempo em coisas que não o merecem. Aprenda a distinguir como utilizar o tempo da melhor forma possível. Utilize as manhãs para as tarefa’, mais difíceis e/ou aborrecidas e as tardes para as mais fáceis e/ou entretidas.
8. Reserve momentos exclusivamente para si, para reflectir sobre suas coisas, para as suas actividades, para pensar como enfrentar o dia a dia … verá que lhe faz bem.
9.Tire intervalos sem abusar.
10. Não abranja mais do que o necessário, lembre-se do conhecido provérbio “quem muito abrange pouco alcança”.
11. Seja organizado, não deixe papéis espalhados, organize todos os seus arquivos como é devido, muitas vezes perde-se tempo valioso a procurar algum documento não arquivado. Não se deixe distrair por factores banais. Além disso, não é verdade que é agradável começar o dia com uma mesa limpa e arrumada?
12. Tenha todos os seus arquivos perfeitamente classificados em ficheiros no seu computador. Verá tudo isso de maneira muito mais clara e encontrará tudo mais rapidamente. Utilize uma ordem de classificação lógica e fácil.
13. Tente fazer cada dia tarefas para poder ir para casa coma sensação de trabalho bem feito e terminado, começará cada dia com um novo ânimo. Experimente e verá.
14. Julgue cada coisa conforme o seu valor, não avalie de forma exagerada. Não faça uma tempestade num copo de água, não permita que um problemazito se transforme num enorme conflito de difícil solução e trave-o quanto antes.
15. Tente delegar aos outros parte do seu trabalho. Fale com o seu chefe.
16. Faça uma lista com tudo o que gostaria fazer se tivesse tempo livre: actividades simples como um passeio pelo campo, uma excursão na floresta, uma hora no ginásio, ouvir música clássica, ir a um concerto de piano, etc. Tente fazer pelo menos uma das coisas apontadas em cada fim de semana, verá que resulta, é só uma questão de se propor a fazê-las.
17. Trate de se desligar durante o caminho de regresso a casa. Realize intervalos onde possa respirar e evadir-se uns instantes. Não leve trabalho para casa e não esteja dependente do telemóvel a todas as horas.
18. Procure uma zona perto do trabalho onde possa passear ou andar a pé durante meia hora por dia, nadar ou praticar exercício … Querer é poder, se não pode todos os dias, tente-o ao menos, uma vez por semana.
19. Alimente-se bem, realize três refeições ligeiras evitando o “fast food” custe o que custar. Não abuse do café nem dos refrescos. Nunca coma ao mesmo tempo que trabalha, aprenda a diferenciar.
20. Não faça promessas que sabe que não vai cumprir. Comprometa-se somente com aquilo que pode realizar. Não prometa prazos milagrosos se sabe que nem com o maior dos esforços vai conseguir cumprir. A única coisa que conseguirá será que deixem de confiar em si. Não se comprometa em ligar em dez minutos se não está certoja de o poder fazer, e nem fixe metas inatingíveis, apenas objectivos realistas e optimistas.
Acredito que é possível controlar o nosso nível de stress e assim termos uma qualidade de vida melhor. Aproveitem as dicas e me diga: Qual o seu nível de stress? Sabe lidar bem com ele? Sinta-se a vontade para sugerir mais dicas.
Até!
1. A gestão do controlo do tempo pode ajudá-lo mais do que pensa fazendo com que o seu stress se reduza de forma considerável. Estabeleça prioriades. Se o dia corre bem e se se sente satisfeito de um trabalho bem feito, já tem meio caminho andado.
2. Nada melhor do que ao chegar ao escritório, organizar o seu dia de trabalho conforme as suas necessidades.
3. Antes de ir embora para casa, aponte o que deve fazer no dia seguinte por ordem de prioridade e se algo está pendente aponte-o em primeiro lugar para não se esquecer.
4. Classifique as suas missões segundo sejam:
- trabalhos que devem ser terminados durante o dia.
- trabalhos que se fossem terminados durante o dia, seria surpreendente.
- trabalhos que podem ser terminados no dia seguinte sem problema.
5. Escreva uma lista com tudo o que pretende fazer cada dia com uma certa lógica.
6. Não ocupe todo o dia numa só tarefa.
7. Estabeleça prioridades. Não perca demasiado tempo em coisas que não o merecem. Aprenda a distinguir como utilizar o tempo da melhor forma possível. Utilize as manhãs para as tarefa’, mais difíceis e/ou aborrecidas e as tardes para as mais fáceis e/ou entretidas.
8. Reserve momentos exclusivamente para si, para reflectir sobre suas coisas, para as suas actividades, para pensar como enfrentar o dia a dia … verá que lhe faz bem.
9.Tire intervalos sem abusar.
10. Não abranja mais do que o necessário, lembre-se do conhecido provérbio “quem muito abrange pouco alcança”.
11. Seja organizado, não deixe papéis espalhados, organize todos os seus arquivos como é devido, muitas vezes perde-se tempo valioso a procurar algum documento não arquivado. Não se deixe distrair por factores banais. Além disso, não é verdade que é agradável começar o dia com uma mesa limpa e arrumada?
12. Tenha todos os seus arquivos perfeitamente classificados em ficheiros no seu computador. Verá tudo isso de maneira muito mais clara e encontrará tudo mais rapidamente. Utilize uma ordem de classificação lógica e fácil.
13. Tente fazer cada dia tarefas para poder ir para casa coma sensação de trabalho bem feito e terminado, começará cada dia com um novo ânimo. Experimente e verá.
14. Julgue cada coisa conforme o seu valor, não avalie de forma exagerada. Não faça uma tempestade num copo de água, não permita que um problemazito se transforme num enorme conflito de difícil solução e trave-o quanto antes.
15. Tente delegar aos outros parte do seu trabalho. Fale com o seu chefe.
16. Faça uma lista com tudo o que gostaria fazer se tivesse tempo livre: actividades simples como um passeio pelo campo, uma excursão na floresta, uma hora no ginásio, ouvir música clássica, ir a um concerto de piano, etc. Tente fazer pelo menos uma das coisas apontadas em cada fim de semana, verá que resulta, é só uma questão de se propor a fazê-las.
17. Trate de se desligar durante o caminho de regresso a casa. Realize intervalos onde possa respirar e evadir-se uns instantes. Não leve trabalho para casa e não esteja dependente do telemóvel a todas as horas.
18. Procure uma zona perto do trabalho onde possa passear ou andar a pé durante meia hora por dia, nadar ou praticar exercício … Querer é poder, se não pode todos os dias, tente-o ao menos, uma vez por semana.
19. Alimente-se bem, realize três refeições ligeiras evitando o “fast food” custe o que custar. Não abuse do café nem dos refrescos. Nunca coma ao mesmo tempo que trabalha, aprenda a diferenciar.
20. Não faça promessas que sabe que não vai cumprir. Comprometa-se somente com aquilo que pode realizar. Não prometa prazos milagrosos se sabe que nem com o maior dos esforços vai conseguir cumprir. A única coisa que conseguirá será que deixem de confiar em si. Não se comprometa em ligar em dez minutos se não está certoja de o poder fazer, e nem fixe metas inatingíveis, apenas objectivos realistas e optimistas.
Acredito que é possível controlar o nosso nível de stress e assim termos uma qualidade de vida melhor. Aproveitem as dicas e me diga: Qual o seu nível de stress? Sabe lidar bem com ele? Sinta-se a vontade para sugerir mais dicas.
Até!