Depois de um feriado com muito descanso e comemoração Pascal faço uma denúncia que existe há tempos na realidade que vivemos.
Voltando para casa, de madrugada, após uma confraternização com amigos, passei por um viaduto e vi uma fogueira. Como estava com a camera digital em mãos resolvi parar e fazer o registro daquela situação. Nesse momento conheci Marco Antônio que veio caminhando até o carro e dizendo:
___ Que som doido! É pernambucano?
Me surpreendi pois ouvia uma música do Chico Science que não era tão popular. Na continuação da aproximação ele disse:
___ Esse som é do Chico Science?
Respondi que sim e essa primeira comunicação quebrou a minha cautela. Pedi para tirar algumas fotos e conversamos um pouco. Ele quis me mostrar o livro que estava lendo, um didático desatualizado, percebi com imensa tristeza que para aquele sujeito cidadania é pura ilusão.
Em nossa despedida apertei a sua mão e ele satisfeito com a minha atenção contou que em Brasília estava em baixo de um viaduto quando alguém com o esteriótipo parecido com o meu, passou de carro, parou e arremessou uma garrafa de bebida alcoólica na fogueira.
É triste! A história não tem nada de inédita, porém, deixo registro e convido você a refletir sobre essa triste realidade. Para milhares de "Marco Antônio" não há ressurreição, não há ovos de Páscoa, não há feriado prolongado e muito menos inclusão na sociedade e espaço.
Quer fazer algo? Conheça os sites:
» Ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida. Começou em 1993 com o sociólogo Herbert de Souza. http://www.acaodacidadania.com.br/
» Amigos do bem, contra a fome e a miséria no sertão nordestino. http://www.amigosdobem.org/
» Inclusão Social: http://www.inclusaosocial.com/