Estar em primeiro lugar nos resultados do Google AdWords é o objetivo da vasta maioria de anunciantes em Links Patrocinados. Mas quando um anunciante se aprofunda no tema, especialmente no caso de agências 100% focada em Links Patrocinados,
questões subjacentes referentes ao comportamento dos usuários começam a
surgir. E as respostas costumam ser tão complexas, que nem mesmo uma
profunda pesquisa no Google o ajudará a encontrá-las. Na maioria dos
casos, apenas a experiência pode lhe ajudar.
Por exemplo, vamos considerar uma determinada
pesquisa em que haja três anúncios patrocinados nos resultados. Será que
o tráfego que um website recebe estando na primeira posição dos
resultados, será sempre maior do que estando na segunda ou terceira
posição?
A resposta a esta pergunta varia de acordo com o ramo
do negócio. Isto porque negócios diferentes possuem públicos
diferentes. E o comportamento on-line de cada público é variado. Há
públicos que leem dois ou três Links Patrocinados antes de
clicar naquele que mais parece se adequar a sua busca. E há aqueles que
clicam impulsivamente no primeiro resultado. Tendo colocado esta breve
situação, vamos considerar o seguinte:
Se alguém clica impulsivamente no primeiro resultado, quase sem ler este e os demais Links Patrocinados,
dificilmente gerará alguma conversão. Não se trata de um clique de
qualidade, como todos nós esperamos. Conseguir um clique por impulso não
é tão difícil. Mas conversões por impulso são muito mais raras. É
provável que este mesmo usuário voltará aos resultados da busca, e
verificará outros anúncios antes de se decidir.
Por outro lado, há um público mais metódico, que avalia os Links Patrocinados
antes de dar o primeiro (e talvez, único) clique. Este público talvez
leia o primeiro anúncio, depois o segundo, e finalmente o terceiro. E só
após isso, decide o seu clique.
Analisando os dois exemplos acima, podemos
concluir: quem clica no primeiro anúncio, TALVEZ, clica por impulso.
Quem clica no terceiro Link Patrocinado, TALVEZ, clica
após considerar o primeiro e o segundo. Numa análise fria desta
situação, surge a pergunta: qual das posições tem maior probabilidade de
receber cliques de qualidade?
Claro que se trata de uma situação hipotética. Alguém
pode muito bem clicar no primeiro anúncio após ler todos os outros
três. Por isso a necessidade de conhecer bem seu público e o
comportamento deste, na internet. Não existe um padrão que se aplica a
todos os públicos. Ainda assim, não podemos subestimar o poder do
conceito. Há anunciantes que preferem ficar na segunda ou terceira
posição dos resultados do Google AdWords, concluindo que a taxa de conversão ali é bem maior. É este o seu caso?
E a melhor forma de se avaliar isto é exatamente por meio da taxa de conversão. Caso tenha a experiência de posicionar seu Link Patrocinado
nos primeiros resultados, avalie qual deles lhe traz maior retorno. De
qualquer forma, é preciso trabalhar para estar entre os primeiros
resultados. Do contrário, dependendo da concorrência, seu anúncio pode
nem sequer ser visto.
O que pode dificultar esta análise de posição versus
clique de qualidade é a própria dinâmica do negócio, e também do
comportamento do usuário. O universo on-line é muito oscilante. Dados
precisos nem sempre estão disponíveis e, quando estão, podem ter vida
curta. Nestas horas, o feeling do gestor de Links Patrocinados é determinante.
Independentemente da posição do anúncio, uma coisa é certa: para gerar conversões, o anúncio e as Páginas de Destino precisam ser relevantes, de qualidade. Isto é o mínimo que se espera de uma campanha de Links Patrocinados eficiente.
Fonte: Clinks