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Como atrair novos clientes de maneira criativa e econômica

Atrair novos clientes pode parecer um desafio assustador e caro para a maioria dos donos de pequenos negócios. Métodos tradicionais de propaganda como televisão e jornal são realmente caros e, no mundo tecnológico de hoje, o retorno nem sempre justifica o investimento.

Há inúmeras outras maneiras de atrair novos clientes para seu negócio e para a maior parte delas nem é necessário gastar muito dinheiro. Comece com idéias fáceis que irão exigir de você pouco tempo e depois passe para as outras que requerem um pouco mais de esforço. A seguir, você encontra maneiras que irão te ajudar a atrair mais clientes para seu negócio.

1- Pegue um Atalho
Para encontrar novos clientes é preciso fazer contatos por telefone, e-mails e pessoalmente, batendo muita perna, mas se você estiver disposto a gastar um pouco de dinheiro, há ferramentas fantásticas online que podem te ajudar a conseguir novas oportunidades em pouquíssimo tempo. Uma delas é a ferramenta de anúncios do Google. O Adwords  irá facilitar muito o direcionamento de tráfego de qualidade para seu site, permitindo que você selecione por exemplo a localização geográfica do atuação do seu negócio. Se você pretende investir em Adwords, a Agência Saber Multimídia está pronta para te ajudar.

2- O Poder da Influência de Antigos Clientes
Um novo negócio não significa necessariamente ter só novos clientes. Os clientes antigos são uma das melhores maneiras de gerar vendas em termos de custo benefício. Esse é apenas um dos motivos pelos quais é tão importante ter sempre as informações de contato de seus atuais e antigos clientes atualizadas.
Enviar, periodicamente, newsletters atrativas e eficientes a antigos clientes é uma das formas mais fáceis de conseguir fechar novos negócios com estes clientes. Newsletters são uma excelente ferramenta para contar a seu público sobre seus novos produtos, avisar sobre as próximas promoções ou simplesmente para desejar um Feliz Ano Novo. Se você nunca criou uma newsletter comece  a pensar nisso.

3- Cadastre-se em Listagens
As pessoas procuram tudo online, desde o que vestir para uma noitada na cidade até a escolha do médico ou onde levar seu cachorro para tosa e banho. No mundo da internet, o segredo para o sucesso não é só encontrar clientes, mas mais ainda ajudar os clientes a encontrar você.
Quando sua empresa está cadastrada em listagens populares como por exemplo Foursquare, TripAdvisor, é mais fácil seus clientes em potencial encontrarem sua empresa quando fizerem estas buscas online. Há dezenas de sites de listagens criados para ajudar os consumidores a encontrar empresas bem conceituadas na sua área. Certifique-se de cadastrar sua empresa no maior número possível destes sites.

4- Brindes Funcionam!
Presentear seu cliente com algo gratuito é uma maneira infalível de atrair a atenção das pessoas. Pense em alguma coisa que você possa oferecer de graça e que vai fazer os clientes em potencial bater em sua porta ou ligar para seu telefone. Se você é dono de um salão de beleza ofereça um vidrinho de shampoo com cada lavagem, corte e escova. Já se você tem um negócio de delivery de comida, ofereça uma sobremesa grátis em cada pedido, ou se você é um professor particular, que tal oferecer a primeira aula gratuita?

5- Organize um Concurso
Um bom concurso pode chamar a atenção das pessoas exatamente como os brindes! Provoque o espírito esportivo das pessoas criando um concurso divertido e interativo que gerará uma campanha publicitária pela cidade e através das redes sociais. Convide seus fãs a criarem um novo nome para o seu produto mais recente ou peça aos seus clientes que tirem (e postem!) fotos deles próprios usando seus produtos. Se você quer aproveitar ao máximo seu concurso certifique-se de entrevistar os felizardos que ganharem. Mais adiante você pode fazer estas entrevistas virarem depoimentos que poderão ser incluídos em seu site – uma excelente maneira de dar mais credibilidade ao seu negócio.

6- Vá Bater Perna
Para atrair novos clientes, você precisa ter a certeza que seu nome já está se espalhando pela área. Isto irá assegurar que clientes em potencial na sua região pensem em você quando precisarem do seu produto ou serviço. A melhor maneira de fazer isso é batendo perna e começar a se relacionar e se envolver com as pessoas na sua área. Procure trocar conhecimento com o maior número de pessoas possível. Procure também se envolver em oportunidades offline onde possa trocar experiência e conhecimento, como em conferências, workshops, meetups e outros tipos de comunicação cara-a-cara para que seu rosto e seu nome possam ficar gravados na mente das pessoas. Alguns espaços de coworking são um bom ponto de partida. Marque presença em alguns e não se esqueça de levar seus cartões de visita!

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  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
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