Pesquise abaixo o assunto do seu interesse

O que vem a ser a típica criatividade?



Ponto por ponto, os principais vetores: 

1 - Pessoas criativas são abertas a experiências variadas, exibem uma excepcional tolerância à ambiguidade, buscam a complexidade e a novidade e podem desenvolver uma atenção múltipla, muitas vezes fora de foco. 

2 - Exibem uma enorme gama de interesses, que vão além de sua área de atuação. 

3 - Têm muito mais probabilidade de serem introvertidos do que extrovertidos e parecem às vezes distantes, deslocados ou antissociais. Também exibem uma imensa independência e autonomia, frequentemente se recusando a se submeter às normas convencionais, às vezes exibindo uma acentuada faceta de rebeldia. 

4 - Amam profundamente o que fazem, demonstrando entusiasmo, energia e compromisso incomuns com seus projetos e concepções. 

5 - São persistentes diante de obstáculos e decepções, mas ao mesmo tempo são bastante flexíveis para alterar estratégias e táticas quando assim determina o fracasso. 

6 - A criatividade não está necessariamente associada ao fato de atingir altos níveis de educação formal, mas não prescinde de leitura e aprendizado. Muitas vezes esse aprendizado não se dá dentro das escolas formais, burocráticas e repetitivas. Mark Twain, famoso escritor de Tom Sawyer e outras grandes obras, dizia: “Jamais deixei que minhas atividades escolares interferissem na minha verdadeira educação, a leitura”. 

Para ler na íntegra o texto que deu origem a este post acesse a sugestão de espace:
Revista PEGN - Criatividade, genialidade e loucura. ( texto por Jack London)

# Li e Recomendo

  • 20 Perfis e uma entrevista ( Luiz Fernando Mercadante)
  • A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
  • A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
  • A última grande lição (Mitch Albom)
  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
  • Ninguém escreve ao coronel ( Gabriel Garcia Marquez)
  • O óbvio Adams ( Robert Updegraff)
  • Olhai os lírios do campo (Érico Veríssimo)
  • Pouco amor não é amor (contos de Nelson Rodrigues)
  • Webwriting - Pensando o texto para mídia digital (Bruno Rodrigues)